Redes móveis 4G vão estrear a 2010

Larguras de banda de 100Mbps em viagem e de 1Gbps com o utilizador parado. Os valores foram determinados pela União Iternacional das Telecomunicações e dizem respeito às futuras redes 4G, a quarta geração de telemóveis, que já começou a ser preparada nos laboratórios dos principais fabricantes de telecomunicações. O lançamento deverá ocorrer em 2010, anunciou hoje Lee Ki-tae, presidente da Samsung, numa conferência realizada em Cheju, Coreia do Sul.

Com uma rede 4G, as redes dos operadores celulares passam a suportar maiores quantidades de dados e abrem caminho a uma utilização intensiva de conteúdos multimédia.A distribuição de conteúdos multimédia é também o objectivo das redes 3G, mas o mercado parece teimar em não corresponder ao desafio.

Além da falta de preparação dos utilizadores, a reduzida adesão às redes 3G também estará relacionada com o facto de ser uma tecnologia centrada nas comunicações de voz.

Pelo contrário, a 4G está centrada nas comunicações de dados e imagens e vai permitir comunicações bi-direccionais a velocidades que só alguns computadores com conexões às redes fixas têm actualmente.

Em declarações citadas pela Reuters, os responsáveis da Samsung não se coíbem de considerar que as redes 3G são um fracasso, visto que o mercado não respondeu e as tecnologias que utilizam estão desactualizadas.

De ora em diante, a solução para o fracasso das 3G deverá passar pelo desenvolvimento das redes 4G.

Entre os projectos em curso, encontra-se um levado a cabo por um consórcio constituído pela Sprint Nextel, Samsung, Motorola e Intel.

O consórcio prevê investir três mil milhões de dólares (cerca de 2,4 mil milhões de euros) nos próximos dois anos para o desenvolvimento de redes 4G que recorrem à tecnologia sem fios WiMax.

Fonte: exame informática

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: