Nova lei do Tabaco 2008

 

A partir de 1 de Janeiro fumar em espaços fechados vai-se tornar quase numa batalha hercúlea para a maioria dos portugueses. O motivo é muito simples: A nova lei contra o tabaco..

Todo o fumador passa a ter a liberdade de escolher quando quer fumar. A lei não proíbe o tabaco, não impede as pessoas de fumarem. Esta lei, simplesmente, regulamenta os locais públicos onde se poderá fumar. Não me parece, de todo, irrazoável que se deixe de poder fumar livremente em locais como restaurantes, bares, hotéis, escolas, bancos, hospitais, etc.

Aliás, não se acaba com o fumo nesses estabelecimentos. A única coisa que se faz é delimitar onde se pode fumar. Se o espaço tiver uma área superior a 100 m2, poderá ser criada uma área para fumadores, assim como em espaços pequenos se poderá fumar, desde que os mesmos sejam equipados com um sistema de ventilação que previna incómodos para os não fumadores.

Se o indivíduo é fumador, deve estar disposto a cumprir as regras para quem fuma. Não custa nada vir à rua fumar. Em Inglaterra, onde tenho vivido, esta lei já se encontra em vigor e as pessoas não têm problemas em respeitá-la. Se estiver frio ou chuva, pode muito bem escolher não fumar ou esperar até chegar a casa – sim, porque em nossa casa o estado não entra. Assim, o fumador fuma, e o não fumador não é obrigado a apanhar com o fumo na cara.

O Estado tem uma responsabilidade social de zelar pelos cidadãos e com esta lei faz precisamente isso: defende os fumadores passivos, protegendo-os de uma exposição indesejada ao tabaco; como protege os fumadores, dando-lhes assim um espaço para desfrutarem do seu vício.

4 respostas a Nova lei do Tabaco 2008

  1. Paulo Mateus diz:

    Estou plenamente de acordo com esta lei.

    Como ex-fumador, (deixei de fumar em Jananeiro de 2007), sei que não é difícil respeitar os outros, é uma questão de querer.

  2. Alex diz:

    Concordo ctg, mas há mta gente q n quer esta lei. Até já estão a surgir petições para mudar esta lei.

  3. filipa diz:

    eu acho que a lei é muito boa e adoro fazer umas coisas indelicadas com o cigarro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: